LIPOASPIRAÇÃO

Blog

9 de junho de 2016

LIPOASPIRAÇÃO |, , ,

Lipoaspiração: Cirurgia indicada para a redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, como o abdômen, flancos, coxas e costas. É importante ressaltar que o objetivo de uma lipoaspiração não é perder peso, mas remodelar os contornos corporais do paciente.

Como a lipoaspiração é realizada?

Trata-se de um procedimento relativamente simples quando feita em partes localizadas do corpo e em pequenas extensões. Durante o procedimento, são feitos pequenos furinhos com média de dois a três milímetros, para que o aparelho responsável pela aspiração da gordura seja introduzido nos tecidos.

A anestesia pode ser local se a lipoaspiração for para pequenas extensões, e geral se for realizada em várias partes do corpo, ou, ainda, anestesia do tipo bloqueio peridural, que permite ao paciente ficar consciente ou com sedação, sem nenhum tipo de sensibilidade em certas zonas que deverão ser trabalhadas pela lipoaspiração.

Na anestesia local, a recuperação é de apenas dois dias, e na geral, três. Pode-se retirar até 7% do peso corpóreo do paciente em uma lipoaspiração úmida, quando se injeta soro fisiológico para ajudar no procedimento e, no máximo 5% em uma cirurgia seca. O resultado definitivo da lipoaspiração é notado seis meses após a cirurgia, porém, após quatro meses chega-se a 80%.

Quais as indicações para a realização de uma lipoaspiração?

Pessoas que estão próximas do seu peso ideal e que apresentam gorduras localizadas de difícil perda, com a combinação de uma dieta e exercícios físicos. A condição ideal é quando a pele apresentar boa elasticidade e, desta forma, possibilidade de retrair de forma ideal no pós-operatório.

Quais as contraindicações da lipoaspiração?

A cirurgia não é indicada para pacientes que tenham excesso de peso, muita flacidez de pele, hipertensão, alergia severas ou arritmia.

Quais os riscos da lipoaspiração?

Se a quantidade de peso corpóreo estabelecida for excedida, o paciente pode apresentar desidratação e anemia, provocadas pela perda de grandes quantidades de sangue, eletrólitos, potássio e sódio.

Pré-operatório:

O paciente deve ser submetido a todos os exames obrigatórios antes de qualquer tipo de cirurgia. É indispensável a realização de uma boa avaliação clínica, para que o médico diagnostique as necessidades especiais de cada pessoa. O diálogo com o médico antes da operação é fundamental para evitar problemas. Medicamentos à base de ácido acetil salicílico não devem ser tomados por até dez dias que antes da cirurgia.

Pós-operatório:

O tempo de internação varia entre 12 e 24 horas, o que dependerá do tipo e da extensão da lipoaspiração. Durante os primeiros dez dias, o paciente deve evitar praticar exercícios físicos pesados. É importante, ainda, observar o aparecimento de manchas roxas na pele, que caso apareçam, o paciente deve evitar Sol até que elas desapareçam. Além disso, os médicos também indicam o uso de malhas de compressão para evitar um edema, bem como, sessões de drenagem linfática para amenizar o inchaço.

Após a realização de uma cirurgia de lipoaspiração, de grande ou pequeno porte, um pós-operatório adequado é imprescindível para o bom resultado da cirurgia. O paciente deve usar uma cinta elástica apropriada por 45 dias, além de seguir rigorosamente todas as recomendações médicas. Drenagem linfática e ultrassom são indicados após três dias da cirurgia. Estes tratamentos são importantes pois evitam o aparecimento de fibrose e melhoram o resultado da lipoaspiração. Os pontos são retirados a partir da primeira semana pós-cirurgia.

Quais os riscos da lipoaspiração?

Em alguns casos pode ocorrer uma embolia, que significa o deslocamento de uma placa de gordura ou de sangue chegando a obstruir outros locais. Existe o risco de reações alérgicas anafiláticas, infecções, perfurações das vísceras, seroma (acúmulo de líquido), compressão dos nervos e alterações nas sensações, edema (inchaço), necrose de pele, queimaduras, desequilíbrio de fluidos e toxidade decorrente da anestesia.

Link Patrocinado:

Lipo-abdome

 

Fonte: lipoasiracao.med.br

Comentários

Nenhum comentário realizado.

Dúvidas de Lipo © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia

Tire suas dúvidas sobre lipoaspiração!