Lipoaspiração das Coxas

Blog

16 de maio de 2016

Lipoaspiração das Coxas |, , , , , , ,

Entre todos os procedimentos da cirurgia plástica, a lipoaspiração é um dos mais populares entre os brasileiros. O objetivo da lipoaspiração é, basicamente, eliminar a gordura localizada.

A lipoaspiração pode ser realizada nas áreas do corpo em que há o acúmulo dos reservatórios de gordura, como as coxas, glúteos, braços, abdome e culote.

A indicação da lipoaspiração é eliminar a gordura localizada. Diferente do que diz o senso comum, a lipoaspiração não é recomendada para grandes emagrecimentos, mas sim para a retirada de gordura em excesso – até mesmo em pessoas magras. A gordura localizada fica em reservatórios separados do resto dos líquidos do corpo: ela se deposita dentro das células adiposas, que são sugadas pelas cânulas da lipoaspiração. Estes reservatórios podem alterar o formato do contorno corporal, gerando a impressão de excesso de peso. Por este motivo, um paciente apesar de magro pode ter depósitos de gordura em excesso em determinadas partes do corpo.

Para explicar melhor, falemos em números: hipoteticamente, se uma paciente possui 100 células gordurosas na coxa e 1000 células gordurosas no culote, caso ela engorde 1g para cada célula, a coxa irá aumentar 100g e o culote 1kg. Desta maneira, o médico deve retirar as células em excesso para que as partes fiquem equilibradas.

O pré-operatório do procedimento consiste na realização de todos os exames laboratoriais prescritos pelo médico, na suspensão de medicamentos anticoagulantes – como o ácido acetilsalicílico – e em ter cigarro e bebidas alcoólicas evitados nos dias anteriores à cirurgia. Além disso, deve ser realizado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. Em caso de gripe ou mal estar, o médico deve ser avisado.

Especificações

Anestesia:local com sedação ou peridural
Duração da cirurgia:entre duas e cinco horas
Tempo de internação:entre 12 e 24 horas
Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes
Pós-operatório:uso de curativo e malha compressora
Tempo de recuperação:repouso absoluto nos primeiros dias após a cirurgia. As atividades normais podem ser retomadas entre uma semana e dez dias.

Lipoaspiração das Coxas – A Cirurgia

Uma pequena incisão é feita por onde deve passar a cânula de sucção conectada ao aspirador cirúrgico. A lipoaspiração é realizada através de movimentos repetitivos de vem e vai até que toda a gordura desejada seja aspirada. Quando o resultado desejado é atingido, as incisões são fechadas com pequenas suturas que deverão se transformar em cicatrizes de menos de um centímetro.

A cirurgia pode levar entre uma e cinco horas, dependendo da quantidade de gordura a ser removida. É realizada com anestesia local e leve sedação para a lipoaspiração de até um litro de gordura. Nos casos em que mais que um litro é aspirado, normalmente é utilizada a anestesia peridural. Em ambos os casos, o tempo de internação é de um dia, para observação.

No início da cirurgia, múltiplas incisões são feitas ao longo da face interna da coxa, face externa ou quadris. As cicatrizes são escondidas nos contornos do corpo.

Embora existam várias técnicas de lipoaspiração, a técnica tumescente é a mais utilizada. Nela, antes de remover a gordura, injeta-se líquido na área a ser tratada através de uma cânula. Composto de solução salina, lidocaína e epinefrina, ele auxilia a entorpecer a área tratada, controla a perda sanguínea e facilita a remoção da gordura. A seguir, a cânula de lipoaspiração é inserida na camada de gordura abaixo da pele.

A sucção é feita com um aspirador cirúrgico conectado no lado oposto da cânula, a fim de remover a gordura. Em alguns casos, a gordura pode ser removida manualmente com seringa conectada a cânula. Após o procedimento as incisões são fechadas com sutura, embora algumas incisões sejam tão pequenas que cicatrizam sem pontos.

Pós – Operatório

É importante lembrar que o sucesso da cirurgia plástica depende diretamente do cumprimento de todas as recomendações médicas.

Durante o pós-operatório pode ocorrer aumento de volume, inchaço, equimoses (vermelhidão) e hematomas na região do procedimento. Um analgésico será receitado pelo médico para casos de dor.

Deve-se manter repouso absoluto durante os primeiros dias após o procedimento, ingerindo grande quantidade de líquidos isotônicos para repor os fluidos perdidos durante a cirurgia. Além disso, devem-se evitar movimentos rápidos para se levantar, pois a ocorrência de tonturas é bastante frequente neste período, e a realização de quaisquer esforços, pois atrapalham a cicatrização dos tecidos internos.

É fundamental proteger-se do Sol por pelo menos dois meses para evitar a ocorrência de manchas na pele. Visando acelerar a reabsorção do inchaço e auxiliar a cicatrização dos tecidos, uma cinta cirúrgica de suporte deve ser utilizada por cerca de quatro a seis semanas. Além de evitar o acúmulo de líquido, as malhas compressoras evitam o aparecimento de fibroses e irregularidades nas coxas. O uso de roupas apertadas é terminantemente proibido, incluindo as roupas íntimas, por, no mínimo, 60 dias.

Os resultados são graduais, mas os finais podem ser notados em aproximadamente três meses. Embora as células de gordura sejam removidas permanentemente da área tratada com o procedimento, é importante notar que a lipoaspiração não previne ganho de peso. Para manter os resultados do procedimento, é importante ter hábitos saudáveis de dieta e atividade física.

A realização de drenagem pós-operatória é recomendada pelos mesmos motivos e pode ajudar a evitar o aparecimento de irregularidade e depressões nas áreas tratadas.

Perguntas Frequentes

Lipoaspiração das Coxas

1. Em que tipo de paciente a lipoaspiração é o tratamento ideal?
O paciente ideal é o que encontra-se com o peso próximo ao adequado para sua altura tipo físico e idade e que apresente alterações de distribuição de gordura localizada. Quanto mais elástica e mais resistente a pele, melhor o resultado.

2. A lipoaspiração pode ser feita em qualquer região do corpo?
Os locais mais comuns em que ocorre gordura localizada são : face,braços, dorso, pernas, flanco, abdome e glúteos.
A lipoaspiração não deve ser realizada em regiões de articulação e próximas de nervos, artérias e veias.

3. Que tipo de anestesia pode ser usada na lipoaspiração?
Depende da superfície e da quantidade de gordura que será aspirada, nas lipoaspirações pequenas pode ser anestesia local ou peridural,raqui ou geral nas lipoaspirações maiores.

4. Qual o tamanho das cicatrizes e onde ficam localizadas?
As cicatrizes são pequenas aproximadamente 5mm e geralmente em regiões escondidas. A utilização de protetores da pele durante a cirurgia proporcionam cicatrizes de alta qualidade, quase imperceptíveis.

5. Qual o tempo de cirurgia de lipoaspiração?
Depende da dimensão da lipo com duração de 1 a 4 horas

6.Pode-se utilizar cola no orifício (cicatriz) da lipo?
Sim a utilização de cola cirúrgica é uma boa opção.

7. Quanto tempo de internação?
Quando realizada com anestesia local não necessita internação, em outros casos de 6 a 24 horas.

8. É necessário usar dreno?
Não, alguns cirurgiões indicam em lipoaspirações grandes.Nós não utilizamos.

9. Quanto tempo deve usar cinta no pós-operatório?
Sim de 15 a 30 dias para reduzir a incidência de irregularidades e fibroses

10. É dolorido o pós-operatório?
A queixa de dor varia de paciente para paciente, mas de qualquer maneira a utilização de antiinflamatórios e analgésicos tornam o pós-operatório confortável.

11. Existe alteração de sensibilidade no local operado?
É comum a diminuição da sensibilidade no local devido ao inchaço nos nervos da região, mas volta gradativamente ao normal com o tempo.

12. Como é o pós-operatório?
Ao término da cirurgia o resultado do novo perfil do corpo já pode ser observado. Após algumas horas se inicia o processo de inchaço que esconde o resultado.
Durante as 3 primeiras semanas grande parte deste inchaço desaparece podendo-se visualizar aproximadamente 60% do resultado com mais 30 dias uns 20% o resultado aparece e os 20% restantes aparecem entre o 4 e o 5 mês do pós-operatório.

13. Com quanto tempo pode ou devem ser retirados os pontos?
Geralmente em torno do 7º dia do pós-operatório.

14. Com quanto tempo obtemos o resultado final?
Varia de paciente para paciente em torno de 4 a 6 meses.

15.Com quanto tempo posso retomar as atividades físicas?
Varia de paciente para paciente e do pote da lipo, a volta ao trabalho geralmente 7 a 14 dias e os exercícios físicos em torno de 2 meses.

16. A lipoaspiração pode trazer complicações?
Não é comum, mas as possíveis são o hematoma, o seroma, a trombose e podem ser minimizadas com uma avaliação pré-operatória minuciosa.

17. Posso associar a lipoaspiração a outra cirurgia plástica?
Sim a associação da lipoaspiração à dermolipectomia ou prótese de mama.

18. Haverá alteração na lipoaspiração no caso de gravidez?
A lipoaspiração não é alterada pela gravidez, o que altera o resultado é se a paciente engordou mais ou menos, o que depende exclusivamente de seus hábitos alimentares.

19. É recomendável fazer drenagem linfática durante o pós-operatório?
Sim a drenagem linfática diminui o inchaço e o desconforto após a cirurgia. Ela deve ser iniciada com mais ou menos no 5º dia do pós- operatório, com no mínimo de 10 sessões em dias alternados isto irá reduzir a incidência de fibrose.

20. Por que é utilizado o ultrassom no pós-operatório de lipoaspiração?
O ultrassom é aplicado para melhorar a cicatrização pós-operatória, acelerar a diminuição do inchaço e ondulações eventuais reduzindo a incidência de fibrose. Ele tem uma ação antiinflamatória.

21. O que é uma “Minilipo” – HLPA – “Lipo light”?
A “Minilipo” nada mais é do que uma lipo realizada por partes geralmente feita em consultórios com anestesia local. O resultado depende do local e da quantidade de gordura que será retirada.

22. O que é Hidrolipoaspiração?
Hidrolipoaspiração ou simplesmente hidrolipo é a técnica de lipoaspiração onde é realizada a infiltração de um líquido com medicamentos na gordura onde vai ser aspirada, diminuindo o sangramento, o que acelera a recuperação.

 

lipo-culotes

 

 

Fonte: plasticamontenegro

Comentários

Nenhum comentário realizado.

Dúvidas de Lipo © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia

Tire suas dúvidas sobre lipoaspiração!